quarta-feira, 5 de junho de 2013

RELATO DE EXPERIÊNCIA LEITORA

           
Professora Ivanete Morato

                                       Presente inesquecível


Na minha infância, morava no sítio e estudava numa escola rural, aliás muito carente, naquela época não de priorizava muito a leitura, mas na minha  terceira série, tive uma professora maravilhosa que se chamava Claudete, foi através dela que comecei gostar de leitura, ela lia muito para nós na sala de aula, como era gostoso ouvir a sua voz, e o bacana é que ela tinha o hábito de presentear os alunos com  as melhores notas com um livrinho infantil, pena que não me lembro os nomes, mas felizmente como sempre fui boa aluna acabava sempre ganhando estes livros que além de histórias bem bacanas,  tinham muitos desenhos.
Eu me deliciava com aqueles presentes, era como uma joia pra mim, lia-os o tempo todo, lia para meus pais, minhas irmãs e para quem aparecesse lá no sítio. E foi assim que aprendi gostar de ler, minha mãe, apesar de muito simples, sempre valorizou a educação e como percebia minha felicidade com os livros, sempre reservava algum dinheirinho para comprar alguns para mim e minhas irmãs.
Depois passei a estudar em uma escola um pouco mais desenvolvida e continuei gostando de leitura, mas tenho certeza de que esta semente foi plantada pela professora Claudete.



Professora Fabiana Medina 


Acho que o meu gosto pela leitura e pela escrita começou no ensino fundamental. Gosto esse incentivado por minha professora de Português- a dona Socorro. Eu escrevia as redações que ela propunha e soltava a minha imaginação, escrevia muitas coisas que, na realidade, não tinha coragem de fazer. Depois de escritas, ficava esperando ansiosamente os seus comentários. Então, ela me elogiava e declarava, perante a sala inteira, que eu deveria emoldurá-las. Como toda criança, sentia-me lisonjeada e pronta a escrever outra produção de texto. Quanto à leitura, nessa mesma época, tive contato com  os livros da série Vaga-Lume ( que todos conhecem) . Apaixonei-me por todos, mas especialmente por aqueles que envolviam suspense, investigação, como "O Escaravelho do Diabo", "O cadáver ouve rádio", "O Mistério dos cinco estrelas" e tantos outros.






                             Professora Jaira Maria

Sempre gostei muito de leitura.Não me lembro exatamente em qual momento despertei para isso.Minha mãe sempre diz que tudo que em casa chegava eu aproveitava para, primeiro, olhar as figuras e assim conhecendo as palavras.Valeu!Adoro ler, apesar de achar que leio pouco. A leitura nos faz crescer, nos tira do chão.E isso é muito bom!


                              Professora Fabiana Barroca

 A minha experiência com a leitura e escrita começou muito cedo, me lembro da vontade que tinha de ir para escola, pois via minha irmã mais velha indo, e ficava ali sonhando querendo ir também para aprender a ler e escrever, minha mãe comprava aquelas coleções de livrinhos de literatura infantil e lia para mim , logo fui para escola e era muito ansiosa em aprender e assim que aprendi , fazia minha mãe comprar livrinhos e gibis para eu ler, quando ia brincar me lembro não gostava muito de desenhar, mas adorava escrever, inventar histórias e no momento da criação ficava ali sonhando com os personagens, para mim era tudo real, era um doce sonho, depois lia   para  toda família e assim nasceu minha paixão pela leitura e escrita.

Um comentário:

  1. Que bom recordarmos os velhos tempos,cada um tem uma história para contar, e cada uma delas tem o seu valor e encantamento...
    Lindos depoimentos!!

    ResponderExcluir