domingo, 16 de junho de 2013

 PRODUZINDO UMA CRÔNICA NARRATIVA
POR: FABIANA CRISTINA BARROCA (cursista)

Contexto
A sequência didática aqui apresentada partiu da constatação das dificuldades encontradas pelos alunos em ler, interpretar, identificar e produzir o gênero textual crônica.
Competências e Habilidades
- Identificar a finalidade de um texto, mobilizando conhecimentos prévios sobre o gênero;
- Organizar os episódios principais de uma narrativa literária em sequência  lógica;
- Inferir o efeito de humor produzido em um texto pelo uso intencional de palavras ou expressões;
- Reconhecer características do gênero crônicas narrativa;
- Comparar narrativas em diferentes gêneros.
Conteúdos
-Traços característicos de crônica narrativa;
- Leitura oral de narrativas com enfoque nas crônicas;
- Produção de crônica narrativa;
-  Conceito de denotação e conotação.
Tempo previsto
06 aulas

Sequência Didática
Texto utilizado: Avestruz – Mário Prata
1. Sondagem de conhecimentos prévios: levantamento do conhecimento prévio sobre o assunto (roda de conversa);
2- Entrega de filipetas para organização da sequência da narrativa;
3- Leitura do texto;
4- Confirmação ou retificação das antecipações ou expectativas de sentido criadas antes e/ou durante a leitura;
5- Esclarecimento de palavras desconhecidas a partir de inferência ou consulta ao dicionário (denotação e conotação);
6- Apresentação das características da crônica, relacionando-a com outros tipos de texto;
7- Apresentação de outras crônicas narrativas buscando informações complementares em textos de apoio subordinados ao texto principal, pesquisa na internet ou outras fontes;
8- Em duplas, fazer a reescrita do texto abordado “Avestruz – Mário Prata”;
9- Produção de uma crônica com o tema “Um presente muito estranho”;
10- Troca de impressões a respeito dos textos produzido, fornecendo indicações para a sustentação de sua leitura.
11- Reescrita dos textos elaborados pelos alunos;
12- Exposição dos trabalhos no mural da escola.

PRODUZINDO UMA CRÔNICA NARRATIVA
POR: IVANETE MORATO DA SILVA (cursisa)

Trabalhamos no encontro presencial o texto Meu primeiro beijo, de Antonio Barreto. Realizamos a seguinte sequência didática:

1- Levantamento do conhecimento prévio sobre o assunto;
2- Antecipação do tema;
3- Explicitação da expectativa da leitura;
4- Construção do sentido global do texto;
5- Leitura expressiva realizada pelo professor;
6- Oralidade - Comparar a narrativa com a realidade;
7- Identificar características físicas e psicológicas do personagem;
8- Comparação com o texto de Clarice Lispector "O Primeiro Beijo";
9- Comparar imagens de vários tipos de beijos;
10- Produção de um texto relacionado ao tema

PRODUZINDO UMA CRÔNICA NARRATIVA
POR: JAIRA MARIA DOS SANTOS BRITO (CURSISTA)

Texto utilizado: "Pausa", de Moacyr Scliar.

Elaboramos nossa sequência a partir da sondagem quanto ao título, desenvolvendo a habilidade da antecipação do tema ou ideia principal, através desse ítem. Depois partimos para uma leitura silenciosa, leitura compartilhada expressiva, identificação dos elementos da narrativa, exposição de ideias e opiniões, até chegar a criar um novo título, fazer um levantamento do vocabulário e criar um novo desfecho.

PRODUZINDO UMA CRÔNICA NARRATIVA
POR: FABIANA MEDINA LOPES (cursista)
Texto: Avestruz de Mário Prata

A) atividade 1: sondagem inicial
* ativação do conhecimento prévio do aluno: os que sabem sobre tal animal, se já viram algum...

B) atividade 2: antecipação do tema
* perguntas relativas ao que os alunos esperam encontrar no texto;

C) atividade 3: leitura do texto com "paradas" a fim de aumentar as expectativas dos ouvintes.
* levantamento de hipóteses;

D) atividade 4: confirmação ou correção das expectativas de leitura
* nesse momento, os alunos poderão destacar, no próprio texto, tais confirmações ou correções;

E) atividade 5: Sentido global do texto
* O que ficou com a leitura?

F) atividade 6 (em grupo) : Estudo dos elementos narrativos presentes no texto
* presença do narrador, tempo, espaço, personagens...

G) atividade 7 ( em grupo ) Destacar o significado da palavra CRÔNICA no dicionário.
* paralelamente, pesquisar as características presentes numa crônica, utilizando a sala de informática da escola.

H) atividade 8 ( em grupo ) : Voltar ao texto "Avestruz", a fim de constatar se  as características pesquisadas são encontradas no texto em questão.

I) atividade 9 ( em grupo)  :  Novamente, na informática, os alunos buscam informações complementares a respeito do avestruz. Em seguida, fazem trocas de informações.

J) atividade 10: Produção de um texto narrativo.
Tema:" Um animal de estimação que gostaria de ter em casa."



Nenhum comentário:

Postar um comentário